Banco de Apontamentos

Descrição e objectivos

O Banco de Apontamentos dinamizado pela AEFCSH é uma iniciativa que promove a partilha e acesso a dados, informações e documentos disponibilizados por toda a comunidade estudantil da FCSH numa única plataforma digital. Como principais objectivos, o Banco de Apontamentos aponta para a criação e estabelecimento de uma base de dados livre que seja uma ferramenta de estudo para todos os estudantes, assim como a autonomia de acesso e circulação de conteúdos criados pelos mesmos.

Critérios para depositar e aceder

De modo a que o Banco de Apontamentos seja uma plataforma autónoma e de fácil acesso, a AEFCSH propõe o seguinte conjunto de critérios de formulação de apontamentos, a sua colocação na base de dados, acesso e descarregamento:

O Banco de Apontamentos encontra-se na Google Drive institucional da AEFCSH, cujo armazenamento ilimitado permite a colocação e manutenção de todos os documentos disponibilizados.
Assim, o acesso a esta Drive é público, apenas no domínio institucional da FCSH, ou seja, qualquer estudante pode aceder à mesma apenas através do seu email institucional (ex. maria.silva@campus.fcsh.unl.pt ou maria.silva@fcsh.unl.pt), que, por conseguinte, tem também armazenamento ilimitado.

O Banco de Apontamentos encontra-se dividido por

  1. Ciclo de Estudos (Licenciatura, Mestrado e Doutoramento)
  2. Curso
  3. Disciplinas

Esta plataforma é dos estudantes para os estudantes; apenas disponibiliza os documentos que a própria comunidade estudantil coloca na mesma!

Os ficheiros a colocar no Banco de Apontamentos têm de cumprir as seguintes normas:

  • Estar em formato PDF, seja um documento de texto, um conjunto de diapositivos ou imagens.
    • Se for algum ficheiro multimédia (vídeo, gravação áudio, etc.), não é necessária nenhuma conversão, mantendo o seu formato original.
  • Todos os documentos têm de ter identificação interna – seja no cabeçalho ou rodapé – do(s) aluno(s) que os formularam, incluindo o seu nº de aluno, disciplina / curso e ano lectivo (exemplo: Maria Silva – nº 12345 – Teoria da História / História – 2014/2015)
  • A identificação externa do documento/ficheiro deverá ser clara e concisa, de modo a ser colocada na pasta respectiva e rapidamente acessível.
    • Propomos, no seguimento do exemplo anterior: Teoria da História_História (2014-2015) – Maria Silva. O documento seria colocado através dos seguintes passos:
      1. Banco de Apontamentos
      2. Licenciatura
      3. História
      4. Teoria da História.