Núcleos

 

NAALT – Núcleo de Alunos de Línguas, Literaturas e Culturas

Descrição e objectivos:

Núcleo principalmente direccionado aos alunos de L.L.C, Tradução, Estudos Portugueses e Ciências da Linguagem mas a participação no núcleo é aberta a todos os possíveis interessados.

O nosso principal objectivo é a divulgação cultural à volta da literatura e da linguística, que temos vindo a realizar através da organização de eventos de cariz variado desde conferências, feiras de línguas, parcerias com o NIPAA e sessões de cinema com convite ao realizador.
Actividades propostas:

Feira das Línguas 2018 (data a anunciar)

Contactos:
 /naaltfcsh
nallt.fcsh.unl@gmail.com

 

NECPRI – Núcleo de Estudos de Ciência Política e Relações Internacionais

Descrição e objectivos:

Fundado em 1998, o Núcleo de Estudos de Ciência Política e Relações Internacionais (NECPRI) é uma associação organizada e constituída por estudantes do Departamento de Estudos Políticos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/NOVA).
O NECPRI tem como objectivo promover a reflexão e o estudo da Ciência Política e das Relações Internacionais. Para isso, pauta-se por um carácter científico e pedagógico capaz de potenciar aos seus membros actividades enriquecedoras, através da promoção da reflexão e do debate nas disciplinas de Ciência Política e Relações Internacionais.

 

Actividades propostas:
  • Simulações dos mecanismos de decisão em Relações Internacionais, nomeadamente Nações Unidas
  • Simulações da atividade parlamentar e partidária 
  • Ciclos de Cinema 
  • Conferências Académicas e Políticas 
  • Debates
  • Tertúlias 
  • Moot Court
  • Dia da Embaixada – encontro e diálogo com altos representantes do Corpo Diplomático dos vários Estados acreditado em Lisboa
Contactos:
 /necpri
necpri@fcsh.unl.pt

 

NEA – Núcleo de Estudos Africanos

Descrição e objectivos:

O Núcleo de Estudos Africanos – NEA NOVA, tem como missão ser uma plataforma para todos os estudantes que pretendam estudar, aprender e compreender melhor as dinâmicas contemporâneas do continente africano e dos países lusófonos.

  • Dinamização de atividades relativas a África e a Lusofonia
  • Recordar pensadores, líderes, escritores, movimentos sociais e políticos que marcaram a História de África e da Lusofonia
  • Partilha de apontamentos e trabalhos e apoio a estudantes com dificuldades curriculares e ou insucesso universitário
  • Servir como ponte de ligação entre alunos de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento na elaboração e publicação de estudos e trabalhos relacionados com África e na divulgação do seminário anual da cadeira de Estudos Africanos lecionada pela Prof. Dra. Alexandra Magnólia
  • Promover o multiculturalismo entre as diferentes nacionalidades dos estudantes da FCSH e a diáspora da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
  • Debater o passado, o presente e futuro e promover iniciativas e soluções para o desenvolvimento dos Países Lusófonos
Actividades propostas:
  • NEADOC (Visualização de documentários de temáticas da atualidade seguido de reflexão e debate entre os alunos e os professores convidados)
  • Encontros de reflexão e convívios (jogos de futebol, jardim da Gulbenkian)
  • Semana Africana (música, arte, teatro, poesia, tertúlias, dança, moda)
  • Participação em iniciativas de projetos sociais
  • I Congresso de Estudos Africanos e Lusófonos
  • Jantar de Natal e troca de prendas
  • Atividades nos dias nacionais e internacionais marcantes e promoção de reflexão sobre os assuntos prementes da atualidade (jardim da Gulbenkian)
Contactos:
 /
neanova2017@gmail.com

 

GTN – Grupo de Teatro da NOVA

Descrição e objectivos:

A ideia que marca o início da construção de um grupo de teatro na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa surge em Dezembro de 1990 por iniciativa de quatro membros do agora defunto Teatro Universitário de Lisboa.
Pretendia-se, na altura, constituir um grupo universitário que fosse, essencialmente, um reflexo das vontades e motivações dos seus membros: um grupo de teatro que funcionasse como espaço de criação, de experimentação e liberdade, assumindo a necessidade de criação de uma estrutura que pudesse assegurar o funcionamento do grupo e a prossecução dos seus fins.
Por este grupo já passaram cerca de duas centenas de pessoas, na sua maioria alunos da NOVA FCSH. Pelo grupo passaram, também, vários profissionais de teatro e de outras áreas na tentativa de, fiéis aos nossos princípios fundadores, permitir aos membros do grupo o contacto com várias tendências teatrais e uma experiência o mais diversificada possível.
Para tal, desde o início assumimos uma posição que ainda hoje mantemos:
• Não depender da iniciativa e determinação de um director/encenador profissional que acumule as funções atrás mencionadas com as de formador, produtor, entre outras;
• Privilegiar as capacidades dos membros do grupo em detrimento da contratação de actores, cenógrafos ou músicos profissionais;
• Estimular a rotatividade de profissionais convidados com vista à realização de ateliers de formação, orientação de acções de animação, performances, e à encenação de espectáculos teatrais;
• Estimular e apoiar a realização de projectos da autoria de membros do grupo, bem como a criação colectiva.
O GTN está sempre aberto a propostas, colaborações e a novos projectos.
Contactos:
 /GtnGrupoDeTeatroDaNova
gtn.unl@gmail.com

 

Núcleo de Fotografia da FCSH

Descrição e objectivos:

Núcleo de Fotografia da FCSH surgiu, inicialmente, da vontade de reactivar o laboratório de revelação da faculdade, recurso essencial para os aficionados da fotografia analógica. Com este ponto de partida, são desenvolvidas actividades que têm em vista não só o desenvolvimento de técnicas fotográficas, do analógico ao digital, mas também a discussão sobre a fotografia enquanto documento e enquanto expressão artística. Como objectivo principal, promover e estimular o gosto pela fotografia, nas suas diversas vertentes, junto da comunidade académica da NOVA FCSH.

Actividades propostas:
  • Curso de Verão
  • Dinamização do Laboratório de Fotografia
Contactos:
 /Nucleofotografiafcsh
nucleofotofcsh@gmail.com

Núcleo de Estudantes de Ciências da Comunicação

Descrição e objectivos:

O Núcleo de Estudantes de Ciências da Comunicação (NECCOM) é uma associação composta e dirigida por alunos do departamento de Ciências da Comunicação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, que se afirma como um espaço de discussão livre e aberto às preocupações e interesses dos estudantes e onde estes poderão desenvolver e ver desenvolvidos projetos específicos de cada uma das suas vertentes. O NECCOM pretende complementar a componente letiva e reforçar as competências práticas dos estudantes, instigando a proatividade e fomentando o contacto com profissionais das áreas abrangidas pelas Ciências da Comunicação, ao mesmo tempo que promove o curso e a faculdade e enriquece a experiência académica. Tem como objectivos: complementar a aprendizagem, a formação e os recurso oferecidos pela NOVA FCSH; aproximar a instituição e os alunos de Ciências da Comunicação do mercado de trabalho; fomentar o dinamismo, a iniciativa e o empreendedorismo entre os alunos do curso; promover sinergias entre cursos e a interação e cooperação face a outras associações.

Actividades propostas:
  • Além de dinamizar conferências e simpósios, o NECCOM procura organizar workshops e visitas guiadas a instituições e organizações de referência de forma a criar uma maior consciência, compreensão e proximidade ao mercado de trabalho e às atividades efetivamente desenvolvidas pelos profissionais da Comunicação.
Contactos:
 /neccomnovafcsh
neccom@fcsh.unl.pt

 

 

Núcleo de Estudantes de Ciências Musicais

Descrição e objectivos:
O Núcleo de Estudantes de Ciências Musicais (NECM) é um grupo formado por alunas e alunos dos vários ciclos de estudos do Departamento de Ciências Musicais que pretende, sobretudo, incentivar a participação dos mesmos na dinamização de actividades no âmbito da musicologia. Este é um projecto colectivo e inclusivo, dos estudantes para os estudantes, em que para integrar e participar é apenas necessária a vontade de cooperar no planeamento e desenvolvimento dessas mesmas actividades.
Ao impulsionarmos este núcleo, tentamos acrescentar algo à vivência académica de todos os alunos de Ciências Musicais, criando um espaço onde possam interagir e enriquecer os seus conhecimentos e áreas de interesse. A nossa intenção através desta plataforma é promover sessões de debate, contacto com investigadores e professores, palestras, concertos, tertúlias, sessões interactivas e outras iniciativas que venham a ser sugeridas. O núcleo tem, como objectivo principal, ser um espaço de convívio e inserção, totalmente aberto à participação de todos.
Sintetizamos, nos seguintes pontos, as linhas de actuação do Núcleo de Estudantes de Ciências Musicais:
Promover actividades de carácter científico e recreativo entre os alunos/as de Ciências Musicais, as quais abertas a toda a comunidade estudantil
Promover o contacto dos estudantes com várias estruturas do meio académico
Dinamizar momentos de convívio e de cooperação entre colegas do departamento
Viabilizar um órgão democrático dos estudantes de Ciências Musicais
Discutir problemas internos do departamento
Interagir com outros núcleos de alunos da NOVA FCSH

Actividades propostas:
  • Série de documentários do NECM
  • Ciclo de tertúlias Chá das 5
  • Ciclo de concertos –  TOCA FCSH
  • Outras iniciativas em parceria com centros de investigação, núcleos de estudantes, etc.
Contactos:
 /necienciasmusicais
nucleocienciasmusicais@gmail.com

Núcleo de Estudantes Católicos

Descrição e objectivos:

Contactos:
 /necfcsh
nucleocatolico.fcsh.unl@gmail.com