No 24 de Março…
O 24 DE MARÇO É NA RUA!
Face aos ataques verificados ao carácter público do ensino superior português e à evidente intenção do actual Governo em promover o seu desmantelamento, a AEFCSH afirma que o Dia Nacional do Estudante tem de ser assinalado nas ruas, em luta e em unidade.
As recentes declarações do Ministro da Educação, defendendo o aumento do valor das propinas, bem como a proposta de revisão do RJIES que está em cima da mesa não deixam margem para dúvidas – os interesses dos estudantes são contrários aos deste Governo. Não há respostas estruturais para os velhos problemas – da escassez do alojamento público às insuficiências das bolsas, passando pela subida constante do preço da refeição social e a insuficiência dos psicólogos. As intenções de, a pretexto de uma falsa ideia de autonomia, encaminhar as Instituições de Ensino Superior (IES) para a busca de financiamento privado é mais um sinal da intenção de privatizar o ensino superior. Perante este quadro cada vez mais adverso, a AEFCSH entende que não há alternativa que não seja uma grande Manifestação Nacional.
A luta em unidade dos estudantes do Ensino Superior não só é condição necessária, mas indispensável para a construção do Ensino Superior de Abril, um Ensino Superior Público, Gratuito, Democrático e de Qualidade. Num momento em que os ataques se intensificam, a luta em unidade tem também que ganhar força.
No 25 de Abril…