Ações

  • AEFCSH no ENDA Setúbal

     

    No passado fim de semana, 4 e 5 de Setembro, a AEFCSH esteve presente no ENDA Setúbal, estando apenas representada por um estudante, João Carvalho, apesar da evolução da pandemia e das restrições às ocupações dos auditórios já permitirem maiores lotações nos eventos em geral, sendo este entrave à participação de mais representantes das AAEE justificado como provindo de ordens superiores das entidades de saúde pública.

    A AEFCSH apresentou no plenário sobre a Acção Social e Abandono Escolar uma moção relativa ao tema das propinas de mestrado e da incapacidade da Bolsa de Estudos cobrir estes custos, devido à disparidade de preços entre as propinas de 2º ciclo e valor mínimo da bolsa, que está fixado no anterior teto máximo das propinas de 1º ciclo, 871€. Esta moção foi reprovada com 48 votos contra.

    Foi também apresentada, em conjunto com a AEESAD das Caldas da Rainha e AAC (Associação Académica de Coimbra), uma moção relativa à falta de democracia nas Instituições de Ensino Superior, principalmente sobre maior ocorrência de agressões à gestão democrática nestas instituições com o pretexto da COVID-19 e das limitações que a pandemia traz aos direitos políticos das comunidades estudantis. Esta moção, que exigia, se aprovada, que o ENDA condenasse publicamente, sob a forma de nota conjunta do Movimento Associativo Estudantil, os constantes ataques à democracia nas IES e que desta forma fomentasse uma maior discussão e luta pelo respeitos de todos os direitos democráticos dos estudantes, foi reprovada com 28 votos contra.

    A AEFCSH estará sempre em defesa dos estudantes e seus interesses, procurando sempre lutar para arranjar soluções para os problemas das comunidades estudantis, desde as propinas aos desrespeitos pelos seus direitos políticos dentro das IES. A luta por um ensino superior gratuito, democrático e de qualidade será sempre um dos principais objectivos da AEFCSH.

  • Revisão dos Estatutos da NOVA FCSH

    A AEFCSH propõe uma revisão dos estatutos da NOVA FCSH que promova um Ensino Superior verdadeiramente Democrático, Público, Gratuito e de Qualidade, com maior representação e visibilidade para os estudantes. Acede ao documento na íntegra no link.

  • Vamos Ao Que Interessa!

    Vamos ao que interessa. Excerto do caderno reivindicativo – consulta na íntegra nas redes sociais da AEFCSH.

  • Caderno Reivindicativo

    A AEFCSH lança hoje um Caderno Reivindicativo em defesa dos interesses e direitos dos estudantes da NOVA FCSH.
    Neste caderno trazemos à luz problemas estruturais do Ensino Superior e problemas específicos da nossa faculdade, exigindo mudanças e alterações para que o Ensino Superior na FCSH se torne cada vez mais no que a Constituição declara como sendo um direito: um ensino superior público, democrático, gratuito e de qualidade.
    Para qualquer dúvida a AEFCSH encontra-se disponível para esclarecer seja através das suas redes sociais, email ou pessoalmente no Espaço da AE.

  • Tertúlia “Esta Bandeira da Esperança: um olhar sobre a a questão Palestina”.

    Dia 31 de Maio, pelas 18:30h, a Plataforma pela Paz e o Desarmamento organiza a tertúlia “Esta Bandeira da Esperança: um olhar sobre a a questão Palestina” em Lisboa.
    A iniciativa respeitará todas as normas de segurança pelo que é necessário inscrição prévia. Queres participar? Envia mensagem privada ou fala com alguma das associações que fazem parte da Plataforma!

  • Reunião Geral de Alunos e Alunas Ordinária

    A Mesa da Reunião Geral de Alunos da AEFCSH vem, por este meio, convocar toda a comunidade estudantil a comparecer na Reunião Geral de Alunos e Alunas Ordinária a realizar-se no próximo dia 24 de Maio, com início às 16h e término no final da discussão da ordem de trabalhos, no Espaço da AEFCSH, com a seguinte ordem de trabalhos:

    1. Apresentação da candidatura aos Planos de Apoio ao Associativismo Jovem do IPDJ (PAE e PAI Medida 2) para 2021.

    A Presidente da Mesa da RGA
    Carolina Oliveira

  • Informação à comunidade estudantil.

    Informação à comunidade estudantil.
    Para mais esclarecimentos, a AEFCSH mantém-se disponível através das suas redes sociais, do email, e do balcão do Espaço da AE.

  • Manifestação em Lisboa dia 28 de Abril
  • Concentração em frente à FCSH! – 14 de Abril às 16h

    Confrontados com inúmeros problemas e dificuldades – desde a realidade que é o ensino à distância que se mantém praticamente sem alternativa, e que tem um impacto negativo na saúde mental de grande parte da comunidade estudantil como comprovado pelo Inquérito feito pela AEFCSH no início deste semestre, passando pelos próprios problemas estruturais do Ensino Superior – os estudantes estão revoltados.

    A resposta a estes problemas não se deve desligar da actual situação do Ensino Superior, que está pautada pela falta de financiamento no mesmo, o que prejudica o dia-a-dia e funcionamento das instituições.

    Ouvindo os estudantes e os seus problemas a AEFCSH não se abstem de, juntamente com os estudantes, reivindicar o Ensino a que temos direito.

    Dia 14 de Abril às 16h – Concentração em frente à FCSH!

  • Vem buscar o teu cartão de sócio!

     

     

    Passa pela AEFCSH para vires buscar o teu cartão de sócio/a! Aproveita e renova o teu cartão do ano passado para continuares a usufruir das suas vantagens!

    Descobre mais sobre o cartão de sócio da Associação de Estudantes e sobre as suas vantagens.

  • Náufragos do Ensino Superior